quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Secretaria de Estado de Cultura do RJ com novo titular: Deputado André Lazaroni


Advogado especialista em Direito Ambiental, André Lazaroni é deputado estadual pelo PMDB/RJ, tendo sido reeleito para o quarto mandato consecutivo em outubro de 2015. Em fevereiro de 2017, licenciou-se da Alerj para assumir a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Antes disso, licenciara-se em fevereiro de 2013 para comandar a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro e a Presidência da Superintendência de Desportos do Estado (Suderj). É filho de Dalva Lazaroni, advogada, professora, escritora e política brasileira, com forte atuação na área de Cultura, e sua grande fonte inspiradora.

Já há alguns anos, vem trabalhando em prol da cultura do Estado do Rio de Janeiro. Em 2004, elaborou o projeto que instituiu o 3 de dezembro como Dia Estadual da Cultura e, em 2009, apresentou outro para criação da Semana Estadual da Cultura Urbana, que se comemora no início de julho, quando todos os museus, centros culturais e espaços para exposições e apresentações ligadas à cultura urbana no estado devem reservar locais para apresentações e divulgação de projetos sociais, seja no âmbito musical, das artes plásticas, da literatura ou das artes cênicas, dentre outros. É também autor do projeto que instituiu, em 2016, o segundo domingo de setembro como o Dia do Funk e teve atuação importante na discussão da Lei 7035/2015, que instituiu o Sistema Estadual de Cultura. 

Lazaroni viabilizou também o registro das Folias de Reis nas secretarias de cultura e prefeituras dos municípios fluminenses, desobrigando esses grupos de pedir licença à Polícia Civil para sair às ruas em suas jornadas e desfiles. Lazaroni foi nomeado para pasta da cultura fluminense no dia 06 de fevereiro.

Fonte: www.cultura.rj.gov.br/equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário